sábado, 21 de abril de 2012

Ogum - Meu São Jorge Guerreiro



Coragem, determinação e proteção espiritual é o que precisamos para preparar tanto o plano material quanto no espiritual. E Ogum nos auxilia nesse caminho. Ele é um dos Orixás mais cultuados pelos brasileiros, como podemos notar nos costumes adotados por muitos de manter imagens de São Jorge (o santo católico com ele sincretizado) nos lares e ambientes de trabalho.


Esse poderoso Orixá é conhecido como vencedor de todas as demandas. É o Orixá da guerra, que representa  o confronto e protege seus filhos em qualquer situação perigosa. É o desbravador dos caminhos, das entradas e saídas das vilas e cidades. Foi o primeiro ferreiro, aquele que descobriu a fundição e inventou as ferramentas.


Os Orixás, dentro do culto umbandista,  não são incorporados. O que se vê nos templos são os seus falangeiros, espíritos de grande luz que trabalham sob as ordens dos Orixás.


Os filhos de Ogum

São pessoas corajosas, curiosas e resistentes, que buscam incansavelmente o aprimoramento. Competitivos, não admitem perder e a energia nervosa que acumulam pode ser muito bem empregada se for descarregada em esportes ou outras atividades que implique o desgaste físico. O arquétipo de comportamento de um filho de Ogum esta associado a impulsividade, porque é dado a brigas e à medição de forças. Apreciam as novidades tecnológicas e os novos caminhos da ciência. Os filhos de Ogum são amigos inseparáveis, sinceros e leias.


O filho ou filha de Ogum são geralmente magros e altos. Apesar de ser um pouco tímido e discreto, quase nunca passa despercebido. O temperamento reflete o seu vigor físico: está sempre em atividade, é determinado e criador.
O espírito de competição é evidente e a impaciência e as frustrações ao perder criam mais incentivo para que siga em frente. Seu único defeito talvez seja, na maioria da vezes, considerar apenas o seu ponto de vista.

Oferendas para Ogum

A umbanda, como religião da natureza, a vê como seu santuário sagrado, e nele são depositadas as suas ofertas aos Orixás. Os elementos mais comuns oferecidos aos falangeiros de Ogum são: aipim, frutas diversas, fumo na forma de charutos ou cigarrilhas, velas vermelhas, espada de São Jorge, flores   como crista-de-galo, palmas vermelhas ou cravos, cerveja branca ou vinho misturado com chá preto. O melhor dia seria terça-feira (ligado a Marte). Os locais de entrega podem ser na mata ou beira da praia, dependendo como trabalha o Caboclo (com o mar ou com a mata): Ogum Beira-Mar, Sete Ondas, etc., trabalham com o mar; Ogum Rompe-Mato, Seu 7 Espadas, etc., trabalham com a mata.


Ao senhor da guerra e dos caminhos pede-se abertura dos caminhos, vitórias justas e merecidas, força para enfrentar as provocações, proteção contra os inimigos e quebra de demandas.


Texto extraído da revista: Espírita de Umbanda.

5 comentários:

Anônimo disse...

um xerinho bom de jasmim . axé

Anônimo disse...

Vcs. deveriam todos os dias colocarem uma oração para nós antges de dormir, é uma sugestão.

Sentinelas de Orixas disse...

ok anonimo , vamos colocar . obrigada por vir aqui. axé dirce de oyá

Anônimo disse...

sao jorge guerreiro resolve seus problemas, este santo ajudei pessoas a sairem da depressao,voltar ao seu marido, buscar pessoas afastadas, se voçe quiser ajuda posso te ajudar,procure no meu imail., que posso te orientar.

Anônimo disse...

posso te ajudar, entre no meu imail, rrogeriosbueno@gmail.com

Postar um comentário

 
Sentinelas de Orixás. Design by Gabriella Taranto | Tecnologia do Blogger