domingo, 24 de junho de 2012

Meu Pai São João Batista é Xangô!


Divindade do fogo e do trovão e da justiça. Rei de Oyó. Tem grande importância nos segmentos do candomblé com origem em terras Yorubá, importância esta representada pelo seu instrumento sagrado chamado Xére - que é tratado e visto com grande respeito por qualquer aborixá (adorador de orixá). 

XANGÔ é um Orixá temido e respeitado, é viril e violento, porém justiceiro, e muito vaidoso. Xangô era muito atrevido e violento, porém, grande justiceiro, sempre castigando os ladrões e malfeitores. Por este motivo diz-se que quem teve morte por raio, ou sua casa, ou negócio queimado pelo fogo, foi vítima da ira ou cólera de Xangô.

Seu símbolo principal é a machada de dois gumes ou dupla (Oxê). Tudo que se refere a estudos, as demandas judiciais, ao direito, contratos, documentos trancados, pertencem a Xangô, Rei de Oyó, marido de Oyá, Oxum e Oba. Sua saudação é Kaô Kabecilê!

Os filhos de Xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de ira violenta e incontrolável. Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante em sua vida.

Xangô - Senhor do Raio, Senhor das Almas ou Senhor Dirigente das Almas

São Jerônimo – Xângo Agodô = Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.

São Pedro – Xângo Agajô = Protetor das Almas que entram no céu.

São João Batista – Xangô Kaô = Protetor dos que sofrem injustiças, Senhor Chefe das Falanges do Oriente. (Ori=Cabeça) Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.


Pontos de Xangô


Pega no seu livro e vai ler
Pega na pena vai escrever
Kaô, Kaô, Saravá na Umbanda
Seu Alafim seu Agodó


Oi Gino olha sua banda
Oi Gino olha o seu congá.
Aonde o rouxinol cantava,
Aonde Xangô morava.
Ele é Gino e a cobra é coral
Ele é Gino e a cobra é coral
Ele é Gino e a cobra é coral
Kaô!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

éum rei. pai xango , sorria para nosso sorriso ! axé da rezadeira

Anônimo disse...

com certeza é,sempre será um rei

Postar um comentário

 
Sentinelas de Orixás. Design by Gabriella Taranto | Tecnologia do Blogger